"Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura." - Charles Bukowski

30.8.12

O que eu diria pra mim com 12 anos?

O que eu diria a Kelen com 12 anos? Diria pra ela não ter rancor de seus pais que a fazem trabalhar desde tão nova. Diria pra ela que graças a isso ela aprendeu a valorizar o que adquiri com seu próprio esforço. Diria a ela a escutar e não apenas ouvir as pessoas mais velhas. Que as aulas de inglês lhe farão falta no futuro. Diria a ela pra não ter pressa, que tudo tem seu tempo pra acontecer. Diria que ela é mais fraca do que pensa e ao mesmo tempo muito mais forte do que ela é capaz de imaginar.



Diria que o mundo é machista, mas ela não precisa mostrar que é melhor do que ninguém pra ser aceita. Diria a ela pra brincar mais, sonhar mais, viver mais. Tomar mais banhos de chuva. Pra correr mais riscos. Que a vida não tem uma fórmula ou uma estrada pra ela percorrer, mas que essa estrada será construída por esforço próprio. Diria a ela pra não ser tão séria, e tão exigente consigo mesma. 

Que seu coração é delicado e ele será muitas vezes machucado. E que ela também vai machucar as pessoas, e isso é normal, faz parte da vida. Porque não podemos controlar as expectativas dos outros, e que o sentimento de culpa só nos amarra as pernas. Diria que sentir medo é natural, e não a enfraquece, apenas a torna humana. 

Se eu pudesse encontrar com ela, diria pra continuar do mesmo jeitinho com muita curiosidade, muita energia, e se apaixonando sempre pela vida. Diria pra não se assustar consigo mesma. Que pensar é a maior de todas as qualidades que ela possui, e que ela aprenderá a admirar isso nela.

Sabe de uma coisa se eu pudesse conversar comigo ao 12 anos eu não diria nada. Eu deixaria a vida me ensinar tudo isso, para que um dia eu pudesse ter orgulho da estrada pela qual eu caminhei. Eu apenas lhe sorriria e passaria a mão na cabeça. Diria apenas: nunca deixe de subir em árvores menina!


6 comentários:

  1. Pois no meu caso diria: já que tu é curioso, e não vai ter jeito de mudar, escolhe alguma engenharia pra ganhar a vida e deixa pra enlouquecer com a Física quando tiver realizado teus outros sonhos.
    Belo texto, Kelen! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. mto bom!
    eu acho que o que eu diria pra mim aos 12 anos seria alguma coisa do tipo: pede conselho pra alguém pra se vestir.... por favor!!

    ResponderExcluir
  3. Ah pessoal não queiram mudar vocês mesmos. Vivam!

    ResponderExcluir
  4. Bom, cada cabeça, uma sentença... tu dirias a ti mesma: "nunca deixe de subir em árvores", por isso a idéia de "não queiram mudar vocês mesmos, vivam!". Mas haverá que gostaria de olhar para si mesmo com 12 anos e dizer: "SUBA em árvores!"...

    Eu teria várias coisas, embora pontuais e tangenciais, a dizer para o Thiago se pudesse voltar a 1988 (nossa, sou velho!)... Mas é fácil ser engenheiro de obra pronta, e covardia julgar com minha cabeça de agora os erros que cometi lá atrás... então, bola pra frente, sempre!

    ResponderExcluir
  5. É tão gostosa a sensação de fazê-los pensar! De saber que o escrevo toca tão profundamente alguém a ponto de externar seus sentimentos. De querer que falem com vocês mesmos então com 12 anos.

    ResponderExcluir
  6. Q lindo .. de encher os olhos de lágrimas, de fazer pensar muitas coisas coisas boas que acontecerem nos nossos 12 anos !! hehe bjo

    Joana

    ResponderExcluir

Fico ansiosa por saber o que você achou do que leu. Mate minha curiosidade e diga aqui!