"Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura." - Charles Bukowski

26.8.12

Eu escrevo pra entender

O fato de me dedicar a escrever tem me trazido tanta paz, que me leva a pensar porque tenho gostado tanto desse processo, e sentido muita necessidade de manifestar minhas ideias em forma de palavras escritas. Ao ouvir o grande mestre Saramago, em sua última entrevista para o programa Roda Viva da TV cultura, ele disse entre outras coisas, "A literatura não serve pra nada" ,"Eu não escrevo com a pretensão de causar alguma mudança". E ele disse ainda " Eu escrevo pra entender". 


Acho que a paz que eu encontro é justamente essa a de entender. De compreender melhor o mundo que vivo, de compreender melhor as pessoas ao meu redor, de entender melhor as minhas reações, meus valores, minhas culpas, meus medos. Escrevo pra entender o que eu escrevo. E desde que tenho deixado os textos simplesmente acontecer, assim como faziam os grandes mestres como Saramago e Clarice Lispector, que diz: "Eu me deixo ser" tenho tido mais paz. 


Tem outra frase do Saramago, extraída desta entrevista que não me abandonou ao longo de todo o dia: " Eu não alimento discussões, não respondo a críticas e não entro em debates" perguntado porque ele responde: "você já viu ao final de alguma discussão uma das partes concordar com a outra?" Já inclui na minha lista de livros a serem adquirido e lidos: Ensaio sobre a cegueira e ensaio sobre a lucidez. 
Bom Domingo!


Um comentário:

  1. Saramago é mestre. Adoro a forma como ele concatena e encadeia as idéias. Aliás, a Clarice Lispector por vezes lembra bastante o estilo dele.

    ResponderExcluir

Fico ansiosa por saber o que você achou do que leu. Mate minha curiosidade e diga aqui!