"Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura." - Charles Bukowski

28.7.10

Epígrafe

Já me peguei várias vezes pensando no porquê ser uma cientista e as respostas que encontro sempre tem como núcleo motivador a curiosidade. Não é raro ouvir  meus tios contando como eu era chata quando criança, porque nunca conseguiam sanar a minha curiosidade infantil, e acabavam sempre me calando com um sonoro PORQUE SIM KELENNNN. Impossível deixar de correlacionar essa curiosidade infantil com a curiosidade científica.

Acredito que de alguma forma essa é a motivação principal em me tornar uma cientista: querer entender como funcionam as coisas. Lógico que características pessoais influenciam e determinam qual profissão irá escolher. No caso da carreira científica a questão é ainda mais tênue, porque um cientista não deixa a profissão no local de trabalho; isto é, mesmo em casa, se divertindo, um cientista continua a ser cientista.

A curiosidade, a determinação, a persistência e a paciência são essenciais para aquele que almeja seguir nesta carreira, que é linda, mas por vezes ingrata. Fico feliz que a paciência é uma qualidade que se pode cultivar com maior facilidade, pois acredito que destas preciosas qualidades talvez seja a que mais almejo.


Hoje escrevi a epígrafe da minha tese, aquela frase que antecede a abertura do trabalho, escolhi uma frase do Newton que ajuda a definir minha curiosidade infantil frente a ciência.
Em primeira mão aí vai ela:
"Não sei o que possa parecer aos olhos do mundo, mas aos meus pareço apenas ter sido como um menino brincando à beira-mar, divertindo-me com o fato de encontrar de vez em quando um seixo mais liso ou uma concha mais bonita que o normal, enquanto o grande oceano da verdade permanece completamente por descobrir à minha frente." Issac Newton

Essa frase me foi lembrada recentemente por um colega professor substituto como eu e veio a calhar, já fazia algum tempo que eu procurava uma frase que cumprisse o papel. Obrigada colega professor!

Fico devendo um pouquinho da história do Newton, um cientista como pouquíssimos na história, um gigante!

5 comentários:

  1. Acho que também sou como esse menino...

    ResponderExcluir
  2. Ele me lembra meu sobrinho! Acho que por isso gostei tanto da imagem. Além da aparência física a curiosidade em enfiar objetos nas tomadas são comuns a ambos!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post!!!!!
    Penso o mesmo!!
    E sofro o mesmo "preconceito" por ser curioso.
    O "PORQUE SIM" do teu texto, quando eu li, lembrei na hora do Zéquinha do Castelo Rá-Tim-Bum, que era super curioso, mas sempre que perguntavam a "turma" respondia: Hora, porque SIM Zéquinha. Ai depois vinha o cientista e falava: "Porque sim NÃO é resposta".
    Falando nisso, sinto falta de programas educativos assim nos dias de hoje. Castelo Rá-Tim-Bum, Xis, Mundo de Beakman, etc.. Podemos bolar um texto sobre isso, o que acha???

    Plets

    ResponderExcluir
  4. muito boom
    parabéns
    http://aquelaopiniaoalheia.blogspot.com/
    beijooos

    ResponderExcluir

Fico ansiosa por saber o que você achou do que leu. Mate minha curiosidade e diga aqui!