"Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura." - Charles Bukowski

21.12.10

Eclipse

Essa noite acordei as 3:45, maldita insônia! Quando liguei o computador e no twitter um dos TTs era o eclipse lunar, confesso que uma ponta de felicidade me acometeu, corri para a janela, na grande expectativa de visualizar o eclipse total da lua, que ocorreu na madrugada passada. Quando olho pela janela consigo ver apenas uma pontinha da lua, e muitas, muitas nuvens encobrindo quase toda a visão... Mesmo com o céu encoberto resolvi configurar minha câmera e esperar que a lua aparecesse, bem na verdade desaparecer... infelizmente não vi nada além de nuvens.



Aproveitando o tema lunar para postar uma linda foto que fiz, com uma câmera cibershot 3.2 de MPixels sem zoom digital, no Observatório do Campus do Vale (OCV), localizado acima do DAEF (diretório dos estudantes de física). Um grande amigo é astro-físico e me convidou para acompanhá-lo na calibração do telescópio em janeiro deste ano. O céu estava limpíssimo e conseguimos observar a lua e saturno.


 As fotos foram obtidas simplesmente focando a objetiva da câmera digital na ocular do telescópio.O que podemos ver nesta imagem é apenas uma parte da lua, ela não coube inteira no campo de visão da ocular do telescópio. O que vemos escuro são as paredes da ocular e não o contorno da lua.

Conseguimos fotografar Saturno. É incrível a visualização dos anéis de. Poder observá-lo é uma sensação incrível, mesmo tendo visto milhares de fotos e desenhos nunca acreditei que os anéis fossem visíveis nos telescópios. A imagem é de baixa qualidade, não consegue traduzir a beleza de observá-lo ao vivo, no entanto serve pra garantir boas lembranças do experimento.


Outra foto da lua, entra no roll das minhas fotos prediletas, eu a fiz no Moro de Santa Tereza, Rio de Janeiro, em agosto de 2008, a câmera é um pouco melhor, uma Canon semi-profissional de 8 MPixels.



Já que não pude ver ao vivo e acredito que vocês também não vejam o eclipse!

créditos. Lembre: se for copiar qualquer conteúdo da internet e publicar como se fosse seu é plágio.  


2 comentários:

Fico ansiosa por saber o que você achou do que leu. Mate minha curiosidade e diga aqui!