"Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura." - Charles Bukowski

6.7.10

Ligou-se a luz!

Meu aluno me enviou, por e-mail, esse link http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/07/telescopio-espacial-mostra-luz-mais-antiga-do-universo.html, pois em aula estávamos conversando sobre as constantes da natureza, recaímos nas descobertas de Planck sobre a quantização e nas de Hubble, pela comprovação de que o universo está em expansão. A aula foi divertida. Falamos sobre as previsões Maias para 21 de dezembro de 2012 (pode render um post), mas o mais importante, foi que ao menos um aluno eu motivei, já é o suficiente para ter a sensação de que a minha parte estou fazendo. O link me motivou a escrever algumas linhas e partilhar a informação. Aproveitem!




Para quem possui um bom conhecimento sobre o "big bang" e quer saber um pouco mais sobre a imagem acima acesse o site: http://arsphysica.wordpress.com/2010/07/06/satelite-planck-completa-mapa-de-um-ano/

DICA:Este é um site que eu recomendo. Ele é editado por físicos, na maioria estudantes de doutorado em física em instituições internacionais. Meu único porém é sobre o nível de conhecimento prévio requerido, um pouco elevado para um site de divulgação.


Nossa querendo escrever de uma maneira, clara, coerente e mais do que tudo correta, tenho tremenda dificuldade, pois a quantidade de conhecimentos prévios para entender essa imagem é tão grande, que teria que escrever um post sobre cada frase utilizada no link anterior. Bom vou partir do pressuposto que você leitor tenha tido uma boa formação em física no 2º grau. Você sabe o que são átomos, e que eles são compostos de elétrons, prótons e neutróns, certo? E sabe também que toda a matéria que conhecemos é composta por essas unidades básicas de matéria que são os átomos? Já é um excelente começo. 


A teoria do big bang nos diz que toda a matéria que existe no universo foi formada de uma grande explosão, ela estava confinada em um espaço muito reduzido, e há 13 bilhões de anos explodiu e deu-se início um processo s
de expansão. Inicialmente a matéria não estava organizada na forma como a conhecemos hoje,a temperatura do universo era extremamente elevada, impedindo as partículas de permanecerem unidas, com a expansão, o universo começou a esfriar, ao atingiu 3 mil graus célcius os elétrons que estavam vagando livremente se combinaram  com os núcleos atômicos, dando origem aos átomos de hidrogênio e hélio. No instante em que os átomos foram formados a luz, ondas eletromagnéticas, existentes no universo deixou de sofrer colisões tão frequentes com a matéria. A luz pode então viajar longas distâncias sem sofrer interferência. Esse resfriamente aconteceu depois de 420 mil anos passados do Big Bang, isto é há 13 bilhões e meio de anos. 


Esta que foi a primeira luz a viajar livremente atingiu o telescópio Planck para formar a belíssima imagem acima. Esta luz é a mais antiga do universo, pois a primeira que podemos identificar, não podemos obter informações de radiação anteriores a ela pois o universo era opaco antes da recombinação. Esta luz está vagando pelo universo, sem sofrer interferência a 13 bilhões de anos. 


Esta imagem é tão importante pois é o mapeamento de toda a radiação de fundo do universo, na verdade o que podemos observar dele. Não se engane, nesta imagem a coloração é apenas uma forma de mapear as diferenças de temperatura da radiação detectada. Outra informação importantíssima é a variação de densidade que podemos observar. A obtenção dessa imagem é mais uma peça no quebra-cabeça da ciência na tentativa de desvendar de onde viemos. 


Essa imagem foi obtida pelo telescópio Planck, ele foi projetado para detectar a radiação de fundo do universo, o seu nascimento. Com essas informações pretende-se testar hipóteses, modelos, sobre a origem do universo, esse é 
site da Agência Espacial Européia (ESA), responsável pelo projeto.

2 comentários:

  1. gostei da foto!!!
    estimular os alunos e alunas é um desafio para todos nós que trabalhamos em sala de aula!!!
    parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Olá doutora! Gostei do post!

    Sobre o Big Bang, eu vi um artigo interessantíssimo neste site: www.silvestre.eng/astronomia/artigos/bigbang

    É do Roberto Silvestre, um engenheiro e astrônomo que tem um observatório em Uberlândia.

    Gostaria de saber tua opinião, se a idéia dele faz sentido.

    Abraços,

    Thiago.

    ResponderExcluir

Fico ansiosa por saber o que você achou do que leu. Mate minha curiosidade e diga aqui!