"Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura." - Charles Bukowski

3.3.14

Um lugar na janela

Ganhei o livro da Martha Medeiros de presente de aniversário. O comecei a ler antes de uma lista grande pois empaquei no livro do Bukowski, contos de um velho safado. Sabe quando a leitura não desanda, não rende? Pois é, acredito que quando isso acontece com um livro é porque não estamos prontos pra ele. Achei que estava precisando ler algo leve, pra me divertir, fui a minha pequena, mas crescente biblioteca e optei pela Martha, já li Divã, de autoria dela, li no mesmo ano que enfrentei meu divorcio, e o livro parecia escrito pra mim, apesar da grande diferença de idade da personagem principal e eu. Um lugar na janela relatos de viagem inicia muito bem, contos de viagens antigas da Martha, entramos em contato com uma adolescente, disposta a se descobrir e encarar seus medos, se desafiando, conhecendo pessoas, os primeiros contos são ótimos, desafiadores, nos faz querer fazer uma mochila e zarpar para Londres, repensei minha impressão sobre Santiago. É uma pena que ao longo do caminho a adolescente dá lugar a uma mulher de meia idade que começa a se tornar pedante, cheia de manias e de controle, se desafia quase por obrigação e não por prazer. Perde a curiosidade do olhar juvenil e dá lugar a uma mulher que acha que já conquistou tudo na vida, que se acha no direito de olhar o mundo pelas suas lentes, que ao contrário do que pensa estão carregados de preconceito.
O livro termina enfadonho, terminei porque na minha vida, de uns tempos pra cá, tenho me esforçado realmente em terminar aquilo que começo. 
Terminei o livro com a certeza que não quero me tornar essa mulher de meia idade com medo dos medos que ainda tem, quase paralisada diante da vida, satisfeita com a posição de contadora de histórias. Eu quero continuar  sendo a protagonista!

2 comentários:

  1. Gostei das impressões sobre o livro... mas agora desanimei de vez de terminá-lo... também tava intercalando com outros, mas ainda tô na parte legal!! E o último parágrafo tá perfeito!! Também quero isso prá minha vida!! bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff Le, desculpa por estragar tua leitura! E obrigada pelo livro novamente, eu gostei de lê-lo, gostei a ponto de escrever sobre ele.
      Acho que devia terminar a leitura e me dizer o que achou também! Saudades!!!

      Excluir

Fico ansiosa por saber o que você achou do que leu. Mate minha curiosidade e diga aqui!