"Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura." - Charles Bukowski

6.4.11

Viagem sensacional

Aqui estão dois planetários virtuais que eu tive acesso esta semana. Ambos são lindos e nos permitem "brincar" pelo sistema solar, podemos mudar da visão heliocêntrica para a geocêntrica e observar a revolução dos sistemas. Esses planetários me fizeram lembrar um trabalho que fiz na quarta série do primeiro grau sobre sistema solar, na época não tínhamos acesso a internet, os livros eram nossas únicas fontes de informação, pelo menos os livros eram confiáveis. Hoje com a popularização da internet as pessoas escrevem o que querem sem revisão nenhuma e existe uma exorbitante quantidade de conteúdo inútil, ao fazer uma pesquisa simples pela net eu passo mais tempo tentando encontrar uma fonte confiável do que encontrar artigos sobre os temas pesquisados! Clique nas imagens para iniciar a fantástica viagem pelo sistema solar!


Se tivesse que escolher um ficaria com o segundo! Mas ambos tem características distintas, no primeiro pode-se identificar as estrelas, no segundo é possível ver os satélites de Júpiter, o cinturão de asteróides, a via láctea. Explore esses planetários! Se você colocar a Terra como o centro desse sistema você estará vivenciando uma viagem no tempo e irá voltar para a idade média. Fazem apenas 400 que Kepler calculou com precisão a órbita de Mercúrio, mas somente com Newton cerca de 100 anos depois é que estes resultados ganharam força. Há apenas 300 anos podemos afirmar que Sol está no centro do nosso sistema solar, por vezes esquecemos que estamos no meio da maior revolução do pensamento humano, que todo o conhecimento que nos rodeia é fruto de ciência desenvolvida tão recentemente. Que a aplicação desse conhecimento em tecnologia é ainda mais recente.



DICAS,DICAS!!!

  • No astronews você irá encontrar além do mapa do céu, informações sobre quando a Estação espacial internacional irá passar sobre a sua cidade, imagens ao vivo do sol, e ficar por dentro dos eventos astronômicos que estão por vir, além de curiosidades e história do desenvolvimento da astronomia.

  • Este artigo: O universo não foi feito para nós, sobre filosofia da ciência com vídeos do Carl Sagan mexe com nossos valores e a real importância que damos ao subjetivo e ao nosso querido planeta Terra. Não deixe de assistir. Vendo estes vídeos fui obrigada a procurar a série cosmos, já consegui o link e estou baixando, já procurei as legendas em português e as encontrei \o/\o/. Se alguém tiver interesse me pergunte como.



Um comentário:

Fico ansiosa por saber o que você achou do que leu. Mate minha curiosidade e diga aqui!