"Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura." - Charles Bukowski

4.4.11

A forma da Terra mudou?


No último dia 31 de março a ESA (agência espacial européia) divulgou os mais recentes resultados da exploração do satélite  GOCE (Gravity field and steady-state Ocean Circulation Explorer) que podem ser vistos na animação abaixo. O que de fato este vídeo nos apresenta é uma visualização do campo gravitacional da Terra. NÃO É UMA REPRESENTAÇÃO DO FORMATO DA TERRA, o que muitos sites, inclusive jornais confiáveis na praça, vem afirmando nos últimos dias. A Terra continua tendo sua forma ovalada como podemos observar na imagem do nosso planeta tirada da lua (foto da NASA, clique no link para obter maiores informações da imagem).




O que o vídeo apresenta é qual a altura em relação ao centro da Terra em que a aceleração da gravidade é constante, isto é, possui o mesmo valor numérico. Você deve estar se perguntando mas a aceleração da gravidade não é uma constante? Sei que no colégio você aprendeu que g valia 9,81 m/s2  e muitas vezes você aproximava para 10 m/s, lembrou? Pois é, na verdade ela não é uma constante, apenas a consideramos assim para facilitar nossa compreensão e ajudar a resolver problemas simples. 



O que este satélite fez foi justamente mapear qual a aceleração da gravidade, e portanto o campo gravitacional, da Terra em todos os pontos do globo com uma precisão incomparável. Mapeando o geóide da Terra, muito cuidado com essa palavrinha simples, o que ela significa é exatamente é: Forma teórica da Terra em que se assume a continuidade da superfície oceânica através dos continentes e de tal maneira que em qualquer ponto dela se tem a linha vertical de prumo, gravitacional, como perpendicular dessa superfície. (fonte) Geóide é o nome que se dá ao equipotencial gravitacional da Terra, e não tem relação alguma com a forma física, real, da Terra. (Falar em aceleração da gravidade só faz sentido se o corpo está sob influência de uma força resultante e esta seja a gravitacional, no entanto o campo gravitacional existe independente da existência de uma aceleração. Por exemplo seu peso pode ser calculado como P = m.g, no entanto você está em equilibrio, e não está sendo acelerado, g neste caso é o módulo do campo gravitacional da Terra.)

E porque é necessário conhecer esse geóide a tal ponto dele ter um nome exclusivo? Determinar o campo gravitacional da Terra é de suma importância para fazermos previsões sobre mudanças nos níveis das marés, sobre medidas de circulação das correntes d'água os oceanos, sobre a dinâmica do gelo, fatores que influenciam diretamente o clima global. 
Entender o comportamento do campo gravitacional da Terra poderá ajudar a compreender o que se passa no interior do nosso planeta, pois ele é uma demonstração das anomalias de densidade da Terra, sem contar que  poderá ser útil na previsão de terremotos, uma vez que a ocorrência de um terremoto deixa uma assinatura no campo gravitacional. 

Procurando maiores informações sobre o satélite GOCE encontrei este site que possui uma lista dos satélites em órbita, futuros satélites a serem lançados e satélites que já estão desativados. Além da listagem é possível obter informações sobre as missões, propósito, duração, tempo de atividade do satélite, quais os instrumentos de análise que estão a bordo da nave, entre outras informações vale a pena conferir. 


Um comentário:

  1. Oi Kelen,
    Muito legal o texto. Acho que esclarece bem pro público leigo sobre o assunto.
    Beijão!

    ResponderExcluir

Fico ansiosa por saber o que você achou do que leu. Mate minha curiosidade e diga aqui!