"Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura." - Charles Bukowski

4.3.15

Tempo de Amadurecer

Ouvi hoje cedo a Martha Medeiros e o David Coimbra comentando na gaúcha sobre a crônica de comportamento humano, publicada hoje, 04 de março de 2015, da Martha Medeiros e começo a minha, com a frase que Martha encerra a dela: "E se a ética vier a ser o nosso forte, em todas as camadas da sociedade." Escrever sobre política ou sobre comportamento humano no meu modo de ver o mundo é falar exatamente sobre o mesmo assunto. Não é possível separá-las a maneira como as pessoas se relacionam é o que faz a política, afinal nós humanos somos seres sociais e políticos por natureza, o ato de dialogar em si é política pura. Ser diplomático e ter comportamentos coerentes requer habilidades políticas e sobre comportamento humano.

O problema maior que vejo no cenário social e político brasileiro é que somos uma nação que valoriza os excessos e julga pelas divergências e não pelos pontos em comum. Estamos sempre na berlinda cuidando para não desagradar alguém, para não sermos rejeitados. E faço uma analogia da política com o Big Brother Brasil, que é uma experiência magnifica sobre comportamento humano, o que vemos são pessoas sendo rejeitados quando tem posição, quando argumentam e pensam e expõe suas ideias e filosofias, enquanto maus caracteres que roubam, dissimulam, mas não entram em confronto, nem sabem argumentar seus ideais vão sendo "absolvidos" no jogo do BBB e da vida!

Na política? Funciona igual, tomemos por bases os debates eleitorais para a última eleição, nenhum candidato se expões, fala de suas convicções políticas, sociais e nem sobre temas controversos e que vai desagradar "eleitores". Somos uma nação de crianças que não consegue aceitar "cortes" e "algum sofrimento" em virtude de um bem maior. Que não sabe cortar na carne, segurar o orçamento, economizar e administrar seu tempo, seu dinheiro, não sabe planejar ações para se tornar gente grande. Só sabe espernear como bebês quando fazem caca, ou estão com fome. E estou fazendo analogias que servem para todas as classes sociais, sem exceção. Já falei que o comportamento de políticos brasileiros é um reflexo do comportamento de nós brasileiros. Então gente chega de ficar gemendo e chorando, vamos fazer a nossa parte pra "crescer" como pessoas, como país!

Vamos estudar mais, trabalhar mais, economizar mais, ser mais criativos, nos envolver mais em política, vamos nos tornar mais responsáveis pela nossa própria vida. Só teremos um governo melhor quando sim formos mais éticos e responsáveis com a gente mesmo e com os outros, chega de ficar empurrando a adolescência com a barriga! É tempo de amadurecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico ansiosa por saber o que você achou do que leu. Mate minha curiosidade e diga aqui!