"Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura." - Charles Bukowski

1.4.13

Cansei do imperativo

Dá pra mudar a convenção da língua portuguesa e excluir uma conjugação verbal pra sempre?
Porque eu estou cansada do imperativo. Estou farta de tanto ler: seja isso, seja aquilo, faça isso, estude mais, fale menos, ouça mais, seja mais paciente, emagreça, não beba.
A vida é curta, e o tempo encolhe a cada verbo conjugado no imperativo que eu leio, ou escuto. 

Ser é uma questão de princípio;
Fazer só depende da força de vontade;
Estudar é pra que tem vocação;
Falar é uma arte absurdamente necessária;
Ouvir com sabedoria é raro hoje em dia, e um dom, sua exigência descaracteriza o fato.
Ser paciente é questão de tempo...
Emagrecer imposição desleal e cruel; 
Beber com moderação;

Refletir antes de agir conforme a mídia e sociedade te imperam pode ser um caminho, pra fugir desse dedo apontado na cara. Pensar é a maior arma que temos para sobreviver sadios, nesta sociedade impositora e doente. 

Boa semana, que amanhã minha paciência me permita ser mais pondera, menos irritada, e mais serena!

2 comentários:

  1. Por óbvio, todos esses 'seja isso', 'seja aquilo', 'faça aquilo outro', têm sempre por trás um outro verbinho no infinitivo: o 'compre'.

    ResponderExcluir
  2. "Infinitivo" não, imperativo. Falha nossa.

    ResponderExcluir

Fico ansiosa por saber o que você achou do que leu. Mate minha curiosidade e diga aqui!