"Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura." - Charles Bukowski

12.10.12

Capitalista ser ou não ser?



Publiquei uma frase no meu perfil do facebook e gerou uma boa discussão em torno do tema capitalismo. Gostaria de dividi-la e guardá-la neste espaço. Contribuam se quiserem!
"O Capitalismo acabou com tudo meio assim a conta gotas" Marcia Tiburi
Questionador - Discordo! (Eu sempre discordo, né Kelen?).
Novo Hamburgo é um exemplo do BOM capitalismo. Foram os empreendimentos das pessoas físicas, indivíduos e grupos que fizeram NH ser o que é. Não interessa, geraram, com dinheiro do próprio bolso, empregos para milhares de pessoas. Alguns ganharam muito com isto, outros foram a falência.
Capitalismos = capital (dinheiro) posto em risco. Uns ganham, muitos perdem. Mas Capitalismo permite oportunidade para todos.

Kelen Trentin: Eu discordo de ti. O capitalismo valoriza o ter ao ser. Ele gera ambição nas pessoas. Faz com que estejam sempre insatisfeitas. Não que eu seja a favor do socialismo. Mas definitivamente a valorização única e exclusivamente do capital pelo capital não é bom! E ainda mais acaba com os valores morais, sociais e de justiça de uma sociedade.

Questionador: Concordo, Kelen, mas existe outra forma? Eu explicitei no meu post a palavra BOM. E NH é um exemplo do que um BOM capitalismo pode fazer. Aqui tivemos cidadãos que arriscaram o seu capital, é claro que para ganhar dinheiro, mas tendo que investir em empregos. Cidadãos de Novo Hamburgo construíram uma usina elétrica no Herval, não esperaram que o governo o fizesse. E tem tantas outras histórias sobre o que um BOM capitalismo pode fazer.

Kelen Trentin: Nossa que cidadãos bonzinhos que sempre governaram a cidade, não deixaram se criar nenhuma nova liderança a ponto do prefeito atual não ser natural daqui, nunca fizeram esforço nenhum para diversificar a matriz produtiva do município e ainda mais promoveram um êxodo rural absurdo na década de 70, não deram as mínima condição de habitação, saúde, saneamento básico e educação para essas famílias imigrantes. E ainda não tiveram a competência de prosperar suas empresas ao primeiro sinal de competitividade quebraram! Nossa que bom exemplo de capitalismo!!!!

Questionador: Não conheço muito da história dos Trentin, mas desde lá de São Chico sempre foram empreendedores, que, num regime capitalista puderam plantar e colher, levando junto com eles muita gente.
Em que outro regime politico isto seria possível?


Kelen Trentin: eu também não tenho a resposta a esta tua pergunta. Mas existem sim sociedades mais justas e igualitárias do que Novo Hamburgo. Os países nórdicos, Suécia, Noruega e Dinamarca, não há essa amplitude social absurda vista aqui. A diferença salarial entre um motorista de ônibus e juiz de direito não é discrepante. Todos tem condições, se não iguais, muito semelhante. E lá os índices de criminalidade são baixíssimos, o governo não exerce esse paternalismo infantil e os bilionários pagam muito mais impostos. Não esse capitalismo mesquinho que vemos aqui.

Questionador: Kelen, comparar uma cidadezinha como Novo Hamburgo com Suécia, Noruega e Dinamarca, não dá, né? Mas não te esqueças de que estes países destruíram florestas imensas e exterminaram diversas espécies marinhas, poluíram oceanos. Coisas dos tempos. Eles tem milhares de anos de história, nos só umas centenas, quem sabe apenas estamos acordando, com este trabalho de vocês.

Kelen Trentin: Bom eu não tentei comparar, mas me pediste uma outra alternativa. Enós aqui no RS, não acabamos com 97% da nossa floresta nativa? Não poluímos nossos rios? E o nosso litoral não possui pontos em que as águas são impróprias para o banho, né? O próprio rio dos sinos, quantas vezes já foi reportado em jornal nacional, porque os peixes estavam morrendo ou por falta de oxigênio ou por intoxicação?
Bom achei um texto que me abriu os olhos quanto aos países escandinavos: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/?p=9609


Questionador: Kelen, só agora li tudo o que tu postou. Te digo, não estás bem informada. Década de 70, 80, é uma coisa MUITO complicada. Regime militar, todos tinham medo, todos se calaram. Pergunta para teus pais, teus tios, teus avós. Sim, tivemos muita culpa do porquê de tudo isto hoje, mas não cobra deles, nem do capitalismo, só procura entender.

Questionador: Só ficando no problema da imigração: os vereadores daqui incentivavam a chegada de todos, ganhariam votos, mas não estavam nem aí para onde estes iriam morar. Daí os migrantes ocuparam, desorganizadamente, qualquer lugarzinho que encontrassem, posseiros, que não pagavam impostos. Quando um prefeito fechou as portas da cidade, foi um auê! Que barbaridade! Mas era ele que teria que fornecer a infra estrutura, com luz, água, etc. etc.
Os posseiros chegavam as centenas.
Os BONS cidadãos tentavam ajudar de tudo que é forma, empresários se abraçaram e investiram em moradas para esta gente que chegava.
Mas era incontrolável.
Acabou nisto que hoje temos.
Não foi culpa do capitalismo, nenhum regime de governo conseguiria controlar a invasão que aconteceu em NH nos anos 80.


Kelen Trentin: Mas o que motivou a invasão?

Questionador: Fome! Assim como dos nordestinos que vieram para São Paulo, os candangos que foram para Brasília e até dos Irlandeses que conquistaram os Estados Unidos e todos os colonos que vieram para o Brasil e muitos deles escolheram nossa região. O capitalismo propiciou estas coisa, não é o ideal, mas existe outro? (Que não precise de milhares de anos de explorações até terem conseguido uma estabilidade).

Kelen Trentin: As pessoas não passavam fome nas cidades do interior de onde vieram, o que fez elas imigrarem não foi a fome, foi a falácia do sonho americano, de emprego e prosperidade, o sonho de adquirirem seu próprio gálax! Depois de chegarem é que veio a fome. Se tu fores olhar as pessoas passam mais fome nas grandes cidades do que no interior! Eu não compreendo essa equação. O capitalismo não proporcionou, ele gerou essa amplitude social que vivemos. Os países escandinavos não levaram milhares de anos para evoluírem ao ponto que estão. A questão não é quanto tempo leve para mudar, mas sim se devemos mudar e para onde? Sim existem outras possibilidades! O que não dá é pras pessoas se conformarem com a situação em que vivem porque não enxergam outra possibilidade! Me ajude você a pensar em possibilidades melhores para a nossa sociedade! Como eu disse eu também não sei as respostas, não sou a dona da verdade. Mas não entendo, não me conforme, e gostaria de pensar em uma alternativa ao capitalismo. Não quero continuar vivendo nesta sociedade dicotômica que explora uma classe em detrimento de outra!   

4 comentários:

  1. O CAPITALISMO não valoriza o ter em detrimento ao ser... quem faz isso são as pessoas. Não foi diferente nos regimes do passado, e que se mostraram falidos, ex. Feudalismo, Socialismo e Comunismo. O que o capitalismo valoriza no "TER" é a capacidade de produção do "TER", ou seja, do dinheiro. O autor da frase inicial, de ter "acabado com tudo meio assim, de conta-gotas" mostra que o autor, além de vago pra caramba (acabou com tudo o quê?), confunde co-incidência de fatores com causa e efeito. Antes do Capitalismo tinha o Feudalismo, muito mais "TER". Depois vieram as alternativas do Socialismo e do Comunismo, que se mostraram falidas: justamente porque só a perspectiva do ganho faz o homem querer trabalhar mais e melhor. O CAPITALISMO, assim, é o único sistema capaz de botar o DEFEITO do ser humano (a ganância) a trabalhar a favor dele próprio.

    ResponderExcluir
  2. Ai Thiago porque precisas ser tão purista??? Acho ótimas as tuas contribuições sempre me ajudem a embasar melhor meu conhecimento e meus argumentos!
    Minha indignação não é cotra o capitalismo em si, mas ao consumismo exagerado que é um resultado do capitalismo!
    http://www.videolog.tv/video.php?id=594387

    ResponderExcluir
  3. Eu não PRECISO ser tão purista, eu sou purista porque sou, apenas... neste caso, a existência precede a essência.

    Mas eu sigo te perguntando... SERÁ MESMO que o consumismo exagerado é resultado do capitalismo? Olha por outra óptica... o capitalismo como resultado da ânsia de TER (consumir) do ser humano... interessante, não?

    Eu sinceramente não sei dizer quem veio primeiro, o ovo ou a galinha, mas me parece um questionamento interessante.

    Em todo caso, meu comentário foi por conta desse hábito que muitos tem de pôr a culpa de muitas mazelas humanas no tal do "capitalismo", esse ente abstrato e despersonalizado. Talvez uma tentativa nossa, seres humanos, cheios de erros, defeitos e culpas, de "limparmos" as nossas consciências?

    ResponderExcluir
  4. Complicado, complicado Thiago... sim nós humanos somos terríveis, motivados apenas por satizfação pessoal. Queremos TUDO com esforço mínimo. Lembrei-me do conto que postaste estes dias no facebook. Preferimos ficar infelizes a compartilhar nossa felicidade com alguém. Somos incivilizados por natureza.

    Me ajude a pensar, como podemos fazer para não perder a fé na humanidade?

    ResponderExcluir

Fico ansiosa por saber o que você achou do que leu. Mate minha curiosidade e diga aqui!