"Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura." - Charles Bukowski

24.10.12

2º Manifesto pela segurança de Novo Hamburgo

Olá Pessoal, é um prazer vê-los aqui engajados !
Tem uma história que vou de contar pra vocês: um antropólogo propôs um jogo para crianças de uma tribo africana. Ele colocou uma cesta de frutas perto de uma árvore e disse às crianças: o primeiro a alcançar as frutas será o vencedor e poderá ficar com a cesta toda pra si. Quando ele gritou “começou!” as crianças se deram as mãos e correram juntas até a cesta, sentaram ao redor dela e dividiram todas as frutas. O antropólogo apavorado perguntou o porquê delas correrem assim, se um poderia ter sido o vencedor e ficado com todas as frutas, eles responderam: “UBUNTU”, como pode um de nós ser feliz se os outros estão tristes? UBUNTU é uma filosofia das tribos Africanas que pode ser resumido como: “eu sou porque nós somos”

Eu sinceramente acredito muito nesta filosofia, sempre acreditei, e sei que um dos nossos principais objetivos, neste momento, hoje, é plantar a semente dessa filosofia: eu sou porque nós somos. Porque nós estamos aqui, tenho a certeza que essa mobilização irá continuar, que não iremos chegar em casa, daqui a pouco, e esquecer que a cada 3 dias e meio um assassinato ocorre na nossa cidade. Chega a ser surreal proferir esses números, a gente se nega a acreditar neles, não é? Vocês também não ficam meio inebriados com isso? Pois eu fico, tá mas e aí? O que nós podemos fazer pra resolver essa situação? Gradear nossas casas? Não sair mais na rua à noite? Blindar nossos carros? Pensem comigo: vocês do fundo do coração acreditam que essas ações farão a criminalidade diminuir? É claro que não!

Então vocês podem estar pensando: Tá bom Kelen, mas então nos diz como podemos reverter essa situação? Bom, eu também não tenho uma reposta, e talvez nem os nossos governantes tenham uma noção exata do que precisa ser feito. Porque quando estamos tratando de pessoas não há manuais de instruções e agora eu pergunto para as mães e os pais aqui presentes: vocês podem escrever cartilhas de como criar filhos? E colocam a mão no fogo que está irá funcionar para o filho do vizinho? Creio que não!
Pessoal eu não estou aqui para achar culpados da situação ter chego aonde chegou. Mas o fato que assim não dá pra continuar, e isso nós estamos vivendo na pele. Talvez não saibamos como fazer, mas sabemos o que queremos! Queremos uma melhor qualidade de vida para todos os cidadãos de Novo Hamburgo. Sabemos que não será fácil mas se adotarmos a filosofia do UBUNTU: eu sou porque nós somos! Se nos desassossegarmos e nos perguntarmos, todos os dia: O que eu posso fazer hoje? O que nós podemos fazer para juntos, nós enquanto seres sociais e políticos que somos podemos fazer para mudar nossa cidade, nosso estado, nosso país? Poderemos fazer a diferença!

Pra mim cada povo tem o governo que merece, e o nosso governo é uma réplica de nosso comportamento como povo. Nós damos “jeitinho” em tudo, sempre arrumamos uma desculpa para não cumprir as leis, e o governo? Bom ele faz a mesma coisa, porque o governo somos nós!
Enquanto não mudarmos nossas atitudes, enquanto nós colocarmos a culpa e a responsabilidade pela nossa falta de comprometimento com a sociedade em que vivemos e que criamos, nos outros, nada irá mudar. Enquanto nós não exigirmos nota fiscal em todas as compras que fizermos, enquanto optarmos por pagar mais barato computadores, celulares, rodados dos nossos carros, os roubos não irão diminuir. Enquanto pensarmos pequeno, visarmos só o nosso benefício individual, crimes, mortes, assaltos continuarão a ocorrer! Porque vocês acham que haveria roubo se não houvesse quem o consumisse? Enquanto nós continuarmos tomando bala, fumando um baseadinho, cheirando uma carreirrinha de vez em quando, nossa luta com tráfico estará perdida! Enquanto eu só andar no limite de velocidade, na frente de pardais, mortes no transito continuarão a ocorrer todos os dias!

Uma das leis de Newton diz assim: A cada ação haverá uma reação! Nós estamos indignados com a reação, e nos negamos a mudar nossas ações! O que vocês acham que continuará a ocorrer se não mudarmos nossa atitude?
Precisamos educar nossas crianças, e educação começa dentro de casa. Não dá mais para lavar as mãos como Pilatos. Devemos assumir a responsabilidade pela nossa comunidade, pela nossa cidade, Ninguém precisa ser vigiado, mas todos devemos vigiar! Chega de ficar olhando pro seu próprio umbigo, para seus próprios problemas, a cidade precisa de você! Nós precisamos de você! Palavras comovem, gestos arrastam! SEJA EXEMPLO! SEJAMOS EXEMPLO!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico ansiosa por saber o que você achou do que leu. Mate minha curiosidade e diga aqui!