"Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura." - Charles Bukowski

7.9.12

Independência?

Não me lembro agora se foi em um filme, não foi no livro: comer, rezar e amar, da Elizabeth Gilbert, as pessoas escolhiam uma palavra para se retratarem, escolhiam a palavra que mais se adequava a elas. Acho que a minha palavra é aprender. A minha vida só tem sentido pelo aprendizado. Pela capacidade que temos de continuar evoluindo. De manter a mente e a alma abertas para o mundo, para as pessoas, os animais, a sociedade. Aprender para evoluir, para me tornar alguém melhor, para minha família, meus amigos, para a sociedade. Aprender para poder me entender melhor. Aprender para poder ensinar, por que não?


Tenho refletido muito sobre o papel que o governo exerce sobre nossas vidas atualmente. Sobre o assistencialismo que nós exigimos dos nossos governos. Por que o governo precisa administrar a vida das pessoas? Por que precisa re responsabilizar por ela? Elas são deficientes mentais, que não são capazes de olhar além do imediato? Porque precisamos pagar tantos impostos para os governos administrarem nossa saúde, nossa aposentadoria, nosso dinheiro? 




Cada dia mais acredito que o estado deveria ser mínimo. Cada indivíduo deveria se responsabilizar pela maneira que planeja sua vida. A sociedade de consumo que vivemos hoje em dia emburrece as pessoas. Ninguém mais se planeja para fazer nada. Porque se tem tudo sempre a seu alcance a hora que precisar.  Essa é uma péssima contribuição que herdamos da nossa sociedade atual, a falta de planejamento. O imediatismo. E isso é um problema global. E os cidadãos não percebem o preço que pagam para terem seus mercados, shoppings, restaurantes, lavanderias, salões de beleza, academias, etc, abertos 24h. Pagam com a falta de planejamento. 

Sinceramente não entendo porque algumas pessoas precisam trabalhar tanto para manter essa sociedade de consumo, cada vez mais exigente porque detém o poder de compra, em benefício de uma classe tão pequena, inescrupulosa e egoísta. Vivemos nós hoje tão diferentes dos sistemas feudais? Claro que as condições de saúde melhoraram muito, o acesso a informação, leis e tudo mais. Mas não se enganem ainda vivemos em regime de escravidão, somos iludidos com migalhas para não nos rebelarmos. 



A verdadeira revolução só é possível se um verdadeiro sistema educacional for implantado. É preciso ensinar a população a pensar. Não apenas fazer com que vão as escolas para conforma-las com sua condição e torna-los massa de manobra. 

Bom Feriado da independência do Brasil!

3 comentários:

  1. "A verdadeira revolução só é possível se um verdadeiro sistema educacional for implantado. É preciso ensinar a população a pensar. Não apenas fazer com que vão as escolas para conforma-las com sua condição e torna-los massa de manobra. "

    Entendeu por que não é implantado um verdadeiro sistema educacional?

    Voltamos à questão do 1984, que já conversamos.

    Quanto ao resto, a culpa é também do próprio povo... a mesma ZH que fala do futebol e da vida do artista tem caderno de cultura e suplemento literário. Pra não ir tão longe, tem as notícias do julgamento do mensalão e da CPI do cachoeira. Rapadura é doce mas machuca o dente, é preciso um esforcinho pra ler a parte "chata" também. Querem tudo mastigadinho do Estado, sem esforço... é muito paternalismo.

    ResponderExcluir
  2. Entendo e concordo em parte...
    "Rapadura é doce, mas machca" Mas o que dizer de um povo que não consegue nem distinguir rapadura de pedra? Como incentivá-los a leitura, se são analfabetos funcionáis?

    Sim mais um livro pra minha lista!

    ResponderExcluir
  3. Aí reside a questão... O povo é analfabeto funcional, fato, mas quanto disso é culpa dele próprio? Fácil botar a culpa no governo, mas na hora da eleição votam no Tiririca, na Manuela Bonitinha, no Mano-sei-lá-das-quantas... Qualquer um do povo sabe em quem votou no último BBB mas não lembra em quem votou na eleição. Sabe o que faz um meia de contenção ou um lateral esquerdo, mas não sabe o que faz um senador. Protesta quando o time perde mas não contra a corrupção. Xinga os corruptos mas assiste TV a gato. Tem a ZH ou a Folha de SP na mão mas só lê a página de esporte e a programação da novela. E a culpa é (só) do governo? Não, não posso concordar com isso. Somos dotados de livre-arbítrio e de responsabilidade por nossos atos.

    ResponderExcluir

Fico ansiosa por saber o que você achou do que leu. Mate minha curiosidade e diga aqui!