"Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura." - Charles Bukowski

2.2.14

Civilidade, coletividade e individualismo

Fomos capazes de criar uma sociedade coletiva, com serviços que atendem demandas coletivas e particulares de cada cidadão ao mesmo passo formamos pessoas altamente individualistas. Vivemos numa sociedade aonde o bem individual está acima de qualquer demanda coletiva.
Estamos involuindo como sociedade organizada, cidadãos estão cada dia mais egoístas, incivilizados e reclamões. Em situações de crise é que percebemos a reais valores de uma sociedade. Meus conterrâneos me decepcionam quando invadem redes sociais indagando sobre resoluções de problemas pontuais. Indagando sobre quem pagará o SEU prejuízo e esquecendo o prejuízo de tantos outros. Não se importando com prioridades,  tem atitudes passivas frente a sua própria vida, só existe proatividade na hora de reclamar, melhor exigir que seus serviços sejam restabelecidos, por que afinal ele paga por eles. E o dinheiro é o Deus dessa sociedade falida, e que caminha a passos largos para uma anarquia generalizada.

Posso esta r, ou melhor, estou sendo extremista, mas minha visão de longo alcance me permite enxergar esse futuro sim, e o vejo cada dia, ou a cada nova crise, mais próximo. É preciso reeducar a população ensinando-lhe civilidade, compaixão, empatia e ética. Precisamos reinventar nossa sociedade, e nossos valores, precisamos valorizar nossos serviços tão custosos, e tão frágeis. Inverter essa filosofia do EU posso tudo, para o NÓS juntos podemos ainda mais.

Nossa sociedade é baseada na comunicação, certo? Pois é, o que mais demorou a ser estabelecido por aqui depois do fenômeno meteorológico denominado microexplosão foi justamente nossos sistemas de telefonia e internet, tivemos que voltar ao bom e velho rádio. A água depende da energia, e para restabelecer a rede elétrica precisa-se colocar em pé cerca de 100 postes por aqui. O trabalho vai ser duro durante essa semana. E que estas crises nos deixem ensinamentos, pelo menos me deixam alguns ensinamentos: é preciso treinar e capacitar pessoas para agir no automático em tempo de crise e informação precisa ser compartilhada.

O desejo de uma sociedade coletiva pode ser utópico, mas me levanto pela manhã por essa utopia. Por acreditar que uma nova sociedade é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico ansiosa por saber o que você achou do que leu. Mate minha curiosidade e diga aqui!