Quando me deparei com a notícia de que o Bóson de Higgs, provavelmente, foi identificado, não consegui parar de pensar na frase que ouvi do meu orientador: "Não me surpreende o fato de encontrarmos exatamente os resultados que estávamos procurando". Isto é, nossos equipamentos e previsões são baseados nas mesmas teorias, logo obter resultados que a comprovem é assim tão surpreendente?
Um dos pontos que eu acho mais importantes da mecânica quântica é o papel que o observador exerce sobre o resultado final do experimento. O simples fato de existir um observador "olhando" para o experimento modifica o resultado. O que sempre me questiona: o mundo que vivemos é assim por que estamos olhando pra ele?
Em meu entendimento é exatamente isso. O observador não pode ser isolado do sistema, ele faz parte dele. Lógico em grande escala isso é irrelevante, mas cada vez que diminuímos a escala, ou olhamos com uma lente de aumento, o nosso papel não pode ser mais ignorado.
Qual é a real importância dessa "provável" descoberta? É o que eu estou tentando descobrir também.
Post escrito em 18/12/12, estava nos meus rascunhos.
Pitadas de ciência permeando o universo que habito. A ciência é o prato principal, ou talvez não. Irás encontrar muito tempero: música, política, cinema, literatura, filosofia, cerveja, vinho, nerdices e alguns de meus dramas. Bem vindo ao meu universo particular! DIVIRTA-SE SE PUDER!
"Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura." - Charles Bukowski
Excelente post. A pergunta "o mundo que vivemos é assim por que estamos olhando pra ele?" sem dúvida merece uma reflexão.
ResponderExcluirAbraços!