Como seria meu mundo particular?
Certamente não se viveria em apartamentos, apartamentos são frios, isolam as pessoas, é necessário por os pés no chão, ah é fundamental se por os pés no chão. No meu mundo apartamentos não existiram. As pessoas seriam todas baianas. "Que as ideias voltem a ser perigosas" acabo de ler essa frase e ela me faz muito sentido, porque ando com um pouco de medo das minhas ideias, elas estão ficando assustadoramente perigosas.
Mas porque diabos as pessoas precisam viver empoleiradas em seus pombais de concreto, se confinando em cidades grandes, perdendo tempo com transito, supermercados? Para terem ao seu alcance "tudo" que precisam? Mas o que de fato elas precisam, elas sabem? Elas são conscientes que vivem em um mundo consumista? Que lhes impõe do que precisam gostar? O que precisam comer, vestir? Que nesse instante precisam comprar um carro novo, que amanhã, para serem felizes precisaram de um apartamento naquela rua específica da cidade. Estas pessoas estão todas cegas? Só eu enxergo isso?
No meu mundo todas os habitantes serão capazes de ver, de enxergar através das intensões. Haverá tristezas? Sim haverá, porque a felicidade só pode ser contemplada se conhecemos a tristeza. Em meu mundo, que não será densamente povoado, ninguém tentará possuir ninguém, Nenhum morador desse lugar especial tentará impor sua vontade ao outro, nem política, muito menos religiosa. Não vislumbro um mundo sem lei, não vejo isso, mas um espaço onde a diversidade seja enaltecida, o antropofagismo seria reinventado, ser diferente será considerado normal, porque não haverá norma.
No meu mundo as pessoas serão capazes de colocar de lado seu ego e sua vaidade em nome da coletividade, em nome do bem estar dos outros, e não serão considerados cordeirinhos por isso, não serão explorados e nem subjugados. Mas será de entendimento de todos que se a coletividade andar bem todos caminharam melhor.
Tudo bem, eu sei que este meu mundo está um ficando utópico, mas afinal pra que servem as utopias? Para nos conformarmos que elas são inatingíveis? Não, acho sinceramente que não, as utopias precisam ser desenhadas pra gente saber aonde quer chegar. Neste meu mundo utópico não haverá propagandas, não haverá espaço pra anunciar produtos ou serviços, não se tentará iludir, ou persuadir ninguém a ser o que não é, a valorizar os produtos às pessoas. A propaganda será no boca a boca, as pessoas não precisaram se definir, pertencer a um grupo ou a outro. As pessoas irão agir conforme sua escolha e serão estimuladas a pensarem por si próprias.
Quero, ou melhor idealizo um mundo onde os cidadãos sejam livres, e não precisaram expor essa liberdade a ninguém, não precisaram agredir os outros por aquilo que são, porque serão aceitos pelo que são. Será que alguém trocaria esse mundo atual pelo que estou modelando aqui?
O sistema educacional ensinará as crianças a pensar, a terem ideias próprias a se diferenciarem a se individualizarem. Despertaram o gosto pela leitura, pelos grandes pensadores, cada criança no seu tempo. Serão incentivadas e elas não terão que re-inventar a roda, cada criança será levada a descobrir e aprimorar suas reais capacidades. Os professores serão guias, orientadores e serão bem instruídos para tal. Serão valorizados.
Não vejo uma sociedade socialista, ao contrário o governo não será patriarcal. O governo será mínimo. Cada cidadão desse novo mundo responsabilizar-se-a por seus atos e assumirá suas consequências. Haverá punição? Não sei ao certo como seria a punição de quem descumprisse os termos do acordo para viver neste lugar. É inegável que pessoas de má fé existem em nossa sociedade, me pergunto inclusive se não são a grande maioria. E para que mesmo sendo utópico, meu mundo em algum plano possa existir algum tipo de punição há de conter. Muito me agrada a ideia de exclusão social. Soube que algumas tribos africanas excluem socialmente os membros que cometiam crimes não passiveis de perdão.
E como seria o seu mundo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fico ansiosa por saber o que você achou do que leu. Mate minha curiosidade e diga aqui!