"Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura." - Charles Bukowski

28.11.11

A Polêmica de Belo Monte

Acho extremamente difícil defender uma posição tanto a favor ou contra a construção de Belo Monte, contudo o engajamento da sociedade em uma área de interesse estratégico é salutar em qualquer país minimamente civilizado. O papel que as mídias sociais exercem sobre o papel político de cada cidadão e a maneira como podemos dar voz as nossas opiniões é um exercício da democracia que deve causar inveja aos antigos gregos. O que me preocupa no entanto é o fato dos "facebookianos" não refletirem de fato sobre o conteúdo de seus compartilhamentos.
Como aconteceu com o vídeo do movimento gota d'agua na semana passada, e eu me pergunto quantas das pessoas que o transformaram num viral foram atrás de mais informações? Pois bem eu fui. E posto aqui também um vídeo com alguns números a cerca desta grandiosa construção. Não e um uma mega produção executada por atores globais, por isso não teve um décimo do alcance do filme anterior.



Logo eu gostaria que você, que está lendo este texto agora, se perguntasse: até que ponto fui e sou influenciado por uma ação de marketing bem feita? Eu realmente coloquei na balança os prós e os contras desse problema na hora de decidir um lado? Existe um lado a favor e outro contra? 

Por favor não deixem de ler essa entrevista que a Marina Silva concedeu ao site do terra na época que o edital para a construção da usina foi realizado.

Pessoal, não quero aqui levantar uma bandeira a favor ou contra a construção de Belo Monte, nem tão pouco quero ficar em cima do murro, quero apenas levantar questões relevantes que me ajudem a definir o que é melhor pra mim e para os meus compatriotas e nossas gerações futuras. Quero que você leitor tenha argumentos para refletir sobre o assunto e deixe de compartilhar videos simplesmente porque os outros estão fazendo, mas que isso seja feito baseado em informações sólidas, com referências em embasamento técnico. Que você tenha argumentos pra decidir e não  fazê-lo porque alguém falou bonitinho e o convenceu. Quero que coloque o dedo na consciência e se pergunte: quais os dados reais que você sabe sobre esta obra?

Mais uma dica de vídeo, este sobre filosofia.

 "Quem foi que disse que o povo sabe o que é melhor pra ele?" Sócrates


Atualização: Não consegui terminar de lé-lo, mas eis um site, aparentemente sério, com informações valiosas a respeito do projeto da construção da hidroelétrica de Belo Monte. assistam também ao vídeo produzido pelos estudantes de engenharia civil e economia da Unicamp a respeito da polêmica, contudo não deixe de prestar atenção ao último trecho do vídeo: INFORME-SE!



22.11.11

Auroras

Eu sou apaixonada por auroras! As imagens são lindíssimas confira o vídeo feito através de fotografias obtidas pela estação internacional de agosta a outubro de 2011.




PS: Os flashs luminosos que observamos são raios!