"Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura." - Charles Bukowski

24.12.10

Porque a lua aparece avermelhada no eclipse total?

Não falei o pôrque da lua ficar avermelhada quando está completamente sob a sombra da Terra e a pergunta não tardou a surgir. O motivo é o mesmo que faz a luz do sol parecer alaranjada, por vezes avermelhada, ao entardecer. A luz ao entrar na atmosfera da Terra é refratada e parte dela é absorvida pelas moléculas dos gases que compõem nossa atmosfera, a luz vermelha, que possui um comprimento de onda maior, portanto uma energia menor, sofre menos absorção e portanto é a luz mais refletida pela atmosfera. 


A luz proveniente do sol é branca, portanto poli-cromática (poli = muitas, cromática = cores), composta por "todas" as cores, quando esta luz branca passa pela atmosfera da Terra é refratada, isto é sofre um desvio na sua trajetória porque passa por um meio mais denso (a luz branca viajava pelo vácuo até encontrar as moléculas que compõem nossa atmosfera), este desvio é proporcional ao comprimento de onda da luz (para os leigos, depende da cor da luz), fazendo com que a luz se divida, uma vez que cada cor sofre um desvio diferente. A trajetória da luz de cor vermelha possui o menor desvio. Então por que só a luz vermelha chega na lua? Porque as "outras cores" são absorvidas pela atmosfera (não consegue atravessá-la). E é por isso que ao por do sol podemos observar o céu com uma cor alaranjada, no por do sol a luz  precisa atravessar uma fatia muito mais espessa de gás. Para entender melhor o que acontece durante um eclipse visite o hipertexto.



Para entender melhor o fenômeno da refração, quem não conhece a clássica capa do álbum The Dark Side of de Moon (1973) do Pink Floyd? Onde um feixe de luz branca incide sobre um prisma e na saída temos um arco-íris? O que a atmosfera da Terra faz com a luz do sol é exatamente a mesma coisa que este prisma. (PS: repare que o arco-íris da capa do álbum está invertido, nele a cor que sofre o maior desvio é o violeta.) 


Newton foi o primeiro a demonstrar que a luz branca é composta por todas as cores. Ele conseguiu difratar um feixe de luz branca e obteve um arco-íris, e além disso misturou as cores e formou luz branca (disco de Newton)

21.12.10

Eclipse

Essa noite acordei as 3:45, maldita insônia! Quando liguei o computador e no twitter um dos TTs era o eclipse lunar, confesso que uma ponta de felicidade me acometeu, corri para a janela, na grande expectativa de visualizar o eclipse total da lua, que ocorreu na madrugada passada. Quando olho pela janela consigo ver apenas uma pontinha da lua, e muitas, muitas nuvens encobrindo quase toda a visão... Mesmo com o céu encoberto resolvi configurar minha câmera e esperar que a lua aparecesse, bem na verdade desaparecer... infelizmente não vi nada além de nuvens.



Aproveitando o tema lunar para postar uma linda foto que fiz, com uma câmera cibershot 3.2 de MPixels sem zoom digital, no Observatório do Campus do Vale (OCV), localizado acima do DAEF (diretório dos estudantes de física). Um grande amigo é astro-físico e me convidou para acompanhá-lo na calibração do telescópio em janeiro deste ano. O céu estava limpíssimo e conseguimos observar a lua e saturno.


 As fotos foram obtidas simplesmente focando a objetiva da câmera digital na ocular do telescópio.O que podemos ver nesta imagem é apenas uma parte da lua, ela não coube inteira no campo de visão da ocular do telescópio. O que vemos escuro são as paredes da ocular e não o contorno da lua.

Conseguimos fotografar Saturno. É incrível a visualização dos anéis de. Poder observá-lo é uma sensação incrível, mesmo tendo visto milhares de fotos e desenhos nunca acreditei que os anéis fossem visíveis nos telescópios. A imagem é de baixa qualidade, não consegue traduzir a beleza de observá-lo ao vivo, no entanto serve pra garantir boas lembranças do experimento.


Outra foto da lua, entra no roll das minhas fotos prediletas, eu a fiz no Moro de Santa Tereza, Rio de Janeiro, em agosto de 2008, a câmera é um pouco melhor, uma Canon semi-profissional de 8 MPixels.



Já que não pude ver ao vivo e acredito que vocês também não vejam o eclipse!

créditos. Lembre: se for copiar qualquer conteúdo da internet e publicar como se fosse seu é plágio.